poupar-dinheiro-supermercado

Queres saber como poupar dinheiro no supermercado? Então o artigo de hoje é para ti.

O dinheiro gasto em supermercado pode ser uma verdadeira dor de cabeça para muitas famílias, por isso mesmo, se é esse o teu caso, trago no artigo de hoje algumas formas de poupar dinheiro no supermercado para que tornes esse gasto mais reduzido todos os meses.

Tenho outro artigo onde partilho contigo 10 formas de poupar dinheiro no dia-a-dia, mas o de hoje é dedicado em exclusivo a poupar dinheiro no supermercado.

Poupar dinheiro no supermercado é possível e se conseguires reduzir o valor que deixas na caixa no momento do pagamento, ficas com uma folga importante no orçamento.

E tu queres isso não queres? Queres.

Por isso mesmo, continua a ler.

poupar-dinheiro-supermercado
1. Faz uma lista do que precisas de comprar

Se queres poupar dinheiro no supermercado, o trabalho tem de começar em casa. Fazer uma lista é fundamental para que não saias do supermercado com o carrinho de compras com o dobro daquilo de que precisas e uma conta astronómica.

Se costumas entrar pelo supermercado sem grande rumo e tudo te parece necessário…esquece. Esses dias acabaram.  

Percorre a casa antes de saíres e aponta todas as necessidades para que não falte nada e para que não venha nada em excesso. É muito mais fácil fazeres compras com uma lista porque sabes exactamente o que vais comprar e evitas comprar coisas por impulso de que nem sequer precisas.

Para uma lista mais eficaz, escreve os produtos pela ordem dos corredores que costumas percorrer dentro do supermercado de forma a não andares para trás e para a frente, poupares tempo e não te esqueceres de nada. 

2. Faz compras semanais ou quinzenais e fideliza-te a um supermercado

Peixe num supermercado, carne no outro e fruta no outro.. és dessas pessoas? 

A organização é uma das bases da poupança e esta é uma excelente forma de poupar dinheiro no supermercado.

Fazer todas as compras da semana num só supermercado e de uma só vez, traz vantagens ao nível do tempo (deslocação, estacionamento, logística, etc) e também ao nível de dinheiro (menos gasolina e menos oportunidades de comprares itens fora da lista de compras). 

E já que te vais fidelizar a um supermercado, se ele tiver um programa de fidelização (quase todos têm) aproveita-o ao máximo porque é uma forma de poupares dezenas de euros todos os meses.

3. Faz a ementa da semana antes de saíres de casa

Ires com a ementa da semana já definida e os respectivos ingredientes de que precisas, evita que compres produtos aleatórios que não combinam ou comida em excesso e que se pode estragar. 

Uma ementa semanal faz também com que as tuas compras sejam muito mais eficientes, inteligentes e económicas porque sabes exactamente aquilo que tens de comprar e não te arriscas a ficar sem nada para comer a meio da semana.  

4. Vê o preço dos produtos ao Kg, Litro ou Unidade 

Geralmente o preço dos produtos ao Kg, Litro ou unidade está em letras minúsculas na etiqueta.

E se te guiares por estes preços, sabes se estás, ou não, a pagar o preço mais barato pelo produto que vais comprar. 

No exemplo de cima, tens os diferentes preços por Kg das embalagens de Chocapic.

Uma embalagem de 625gr tem um preço por Kg de € 6,86 e uma embalagem de 375gr um preço por kg de € 7,44. Se costumas consumir Chocapic em tua casa, compensa mais levar a de 625gr não concordas?

Ver o preço desta forma ajuda-te a fazeres compras mais inteligentes e na maior parte das vezes a pagares menos por mais quantidade de produto. 

Por isso mesmo, a lógica tem de ser esta para todos os produtos que compras habitualmente e que podes comprar em grandes quantidades sem que se estraguem. 

Se começares a incluir este hábito na tua ida às compras, ele vai passar a ser uma rotina e vais passar a fazê-lo naturalmente.

Um cêntimo aqui, e outro cêntimo ali, fazem uns euros no final. 

poupar-dinheiro-supermercado
5. Aproveita as promoções 

De certeza que és fiel a alguns produtos no supermercado, por isso mesmo só tens de estar com atenção quando esses produtos estiverem a chegar ao fim e aproveitar para os comprar quando estiverem em promoção.

É uma excelente forma de poupar dinheiro e só pagas o preço normal desses produtos se não fores organizado/a ou se não estiveres com atenção.

Com uma simples visita ao site do supermercado onde costumas fazer compras, tens acesso ao folheto da semana e consegues ver que produtos vão estar em promoção. 

6. Dá uma hipótese aos produtos de marca branca

A marca branca pode ser uma verdadeira aliada na poupança.

Há muitos produtos de marca branca (a marca dos supermercados) que são igualmente bons (ou melhores) que os produtos de marca. 

Ainda existe um certo preconceito em comprar este tipo de produtos, mas se tiverem uma boa composição porque não dar o benefício da dúvida? 

Da próxima vez que fores ao supermercado, compara o preço do que queres comprar (marca convencional vs marca branca), lê o rótulo do produto de marca branca, e se te parecer bem, traz e experimenta. 

Se não gostares a tua opinião já tem um fundamento e se gostares começas a comprar e vais conseguir poupar muito, muito dinheiro!

7. Evita os produtos já arranjados e embalados e privilegia os frescos

Os produtos já arranjados e embalados como fruta, legumes, carne, charcutaria, etc são giros e dão imenso jeito, mas muitas das vezes custam o dobro do preço. O mesmo acontece com os produtos congelados.

Acredito que tenhas facas em casa, por isso mesmo, compra os produtos frescos e a granel, arranja-os tu e congela o que achares que é excesso.

Perdes tempo, mas ganhas dinheiro.

8. Vai sozinho/a, com tempo e sem fome

Os filhos são o melhor do mundo não é? 

Mas no supermercado podem ser um verdadeiro pesadelo e pode tornar-se desgastante a todos os níveis, incluindo ao nível da carteira.

Se puderes fazer compras sozinha/o opta sempre por fazê-lo e de preferência come qualquer coisa antes de ires, para não caíres em tentações no corredor das bolachas.

E não vás às compras com o tempo contado. Vai com tempo para veres os produtos que há, e fazeres as escolhas mais económicas.

9. Define um orçamento 

É fundamental definires um orçamento para as compras do mês, e de preferência semanal, de forma a que não tenhas surpresas quando o mês se estiver a aproximar do fim e tu já estiveres quase sem dinheiro. 

Um orçamento permite-te ter as coisas controladas e permite que não vaciles e que não compres coisas ao disparate. 

Estipula um valor semanal, ajustado às tuas necessidades e que caiba no teu orçamento e esforça-te ao máximo por conseguires cumpri-lo. 

poupar-dinheiro-supermercado

Os gastos no supermercado serão sempre recorrentes no teu orçamento e são responsáveis por uma das maiores fatias todos os meses.

Por isso, se der para tomar decisões que ajudem a minimizar o dinheiro que gastas, deves fazê-lo. 

Dei-te um bom conjunto de formas de poupar dinheiro no supermercado, todas elas bastante acessíveis e que não requerem quase esforço nenhum, por isso só depende mesmo de ti, fazeres esta poupança todos os meses. 

curso-online-poupança

Se gostavas de saber ainda mais formas de poupar dinheiro no supermercado, em alimentação e muitas outras categorias, o meu CURSO ON-LINE DE POUPANÇA 30:30 pode ser o ideal para ti. Carrega aqui para saberes mais.

Obrigada por estares desse lado.

Cat