poupar sendo estudante

Se pensas que não é possível poupar dinheiro sendo estudante, eu vim para te mostrar o contrário.

Se és estudante e estás a ler isto, gostava de te dizer que esta é uma das melhores fases da tua vida para poupares dinheiro.

O facto de ainda teres poucas obrigações que saiam do teu bolso (despesas de uma casa, de um carro, filhos, etc) faz com que quase todo o dinheiro que recebes, possa ser poupado se fizeres as escolhas certas.

Pode parecer meio impossível acreditares nisto, uma vez que ainda não tens estabilidade profissional ou económica, mas continua a ler para veres como é possível poupar dinheiro sendo estudante porque te vou dar algumas dicas sobre como o podes fazer.

1 – Rentabiliza os teus tempos livres

Se tens algum tempo livre e se não tens que estudar, procura formas de fazeres dinheiro com esse tempo.

Ou seja, esforça-te para utilizares o teu tempo livre para ganhar dinheiro e não para o gastares.

Lista as coisas que gostas de fazer ou em que és bom, e pensa numa forma de ganhares dinheiro com isso: podes ensinar alguém a fazer alguma coisa? (tocar um instrumento, exercício físico, matemática ou línguas?) Podes ajudar um vizinho ou familiar? (limpezas, arrumações, compras, passear os cães?) Podes tomar conta dos filhos de alguém?

Espreita este artigo que eu escrevi sobre como ganhar dinheiro a partir de casa para teres algumas ideias.

A parte positiva de trabalhares para ti, é que tu é que geres o teu horário e o teu preço. No entanto, podes também tentar arranjar um part-time que não exija muito esforço e que consigas conciliar com os teus estudos. Principalmente nas férias de verão, Páscoa e Natal onde o teu tempo livre é maior.

Foge de trabalhos não remunerados, combinado? Podes ser jovem, mas o teu trabalho tem valor e deves ser pago por isso.

2 – Toma as Tuas Próprias Decisões

Não precisas de alinhar em todos os programas que os teus amigos querem fazer, e se preferires não ir, podes e deves dizer que não.

Também não precisas de comprar as coisas só porque eles compram, ou de gostar do que eles gostam.

Uma forma de poupar dinheiro sendo estudante (e não só) é aprender a ser feliz na tua individualidade e não incorrer em gastos e/ou práticas desnecessárias só para te sentires incluído.

poupar sendo estudante
3 – Come de Forma Económica

Leva snacks e água de casa para não gastares todo o teu dinheiro no bar e para comeres de uma forma muito mais saudável, económica e ao teu gosto.

Na hora de almoço, opta sempre pela forma mais económica: seja em casa, levando comida, na cantina ou num restaurante.. faz o trabalho de casa, descobre o sítio mais económico e convida os teus amigos a juntarem-se a ti.

4 – Desliga os dados

Hoje em dia há Wi-Fi em quase todo o lado, verdade?

Se tiveres um tarifário com poucos dados e para não chegares a meio do mês sem dados ou ao final com uma conta maior do que a que estavas à espera, mantém-nos desligados para que só uses a internet quando há Wi-Fi ou quando precisas MESMO de os ligar.

5 – Opta por actividades gratuitas

Pratica exercício ao ar livre ou em casa com um tutorial do YouTube e cancela o ginásio.

Não vás ver montras e não entres nas lojas só para ver o que há, porque a probabilidade de veres algo que gostes e de comprares, é elevada.

Passeia com os teus amigos em jardins, faz picnics, visita museus e exposições gratuitas, reúnam-se em casa e não em cafés, etc.

Aproveita a ajuda que o COVID nos anda a dar a todos, e passa mais tempo em casa a ver filmes, séries, a ler, a estudar algo que gostes, a trabalhar, a desenvolver a tua criatividade, etc.

6 – Pondera bem as tuas compras

Faz uma lista de tudo o que precisas ou queres comprar e espera pelo Natal e pelos anos para pedires aos teus familiares. Assim evitas gastar o teu dinheiro.

No entanto, se tens ou queres comprar alguma coisa com o teu dinheiro, tenta sempre comprar da forma mais barata: vendo os preços on-line e escolhendo a loja com a melhor opção, comprando em segunda mão, comprando em saldos, aproveitando promoções, ou até mesmo pedindo emprestado.

Aprende a esperar, e controla os teus impulsos de quereres as coisas para ontem. Reflecte sobre a necessidade da compra que queres fazer, e se não seria uma melhor opção poupares esse dinheiro.

poupar sendo estudante
7 – Aproveita os descontos para estudantes

Transportes Públicos, Cinema, Ginásios, Museus etc… perguntar não ofende e a probabilidade de existir um desconto para estudantes é elevada.

Por isso, pergunta sempre se tem desconto e aproveita para pagar menos só pelo simples facto de seres estudante. E não te esqueças do teu cartão em casa, óbvio.

8 – Estipula Objectivos e Metas

Um grande incentivo quer para poupares mais dinheiro, quer para te esforçares para ganhar mais, é teres um objectivo específico de poupança.

Podes começar a poupar dinheiro para tirares a carta, para comprares um carro a pronto, para saíres de casa dos teus pais sem dificuldades, para uma viagem com os teus amigos, para um computador novo, para um tablet, para uma consola de jogos, enfim, as hipóteses são infinitas.

Definires um objectivo e um prazo para lá chegares, vai dar-te a motivação que te falta para poupares ou ganhares mais dinheiro.

9 – Mantém as tuas finanças controladas

Mesmo que seja pouco, deves aprender a gerir e controlar o dinheiro que tens. É um excelente exercício para a vida adulta, sabias?

Encontra o melhor método para ti e regista quanto dinheiro tens neste preciso momento, quanto dinheiro recebes por mês e quanto gastas em despesas fixas e obrigatórias.

Se souberes exactamente quanto tens, quanto recebes e quanto gastas consegues gerir muito melhor as coisas.

este artigo que te explica como podes fazer o teu orçamento mensal e começa já hoje.

10 – Explora os recursos da tua faculdade

Tenta saber se a tua faculdade tem parcerias com lojas, restaurantes, ginásios ou outros serviços que possas aproveitar.

A tua faculdade tem uma boa biblioteca? Se calhar não precisas de gastar tanto dinheiro em livros ou de ir para um café estudar.

Alguma vez entraste na Associação de Estudantes ou no Gabinete de Apoio ao Aluno? É lá que podes encontrar programas gratuitos, opções mais baratas de fazer as coisas, oportunidades de emprego, voluntariado, etc.

poupar sendo estudante

poupar dinheiro sendo estudante é mais fácil do que parece: tudo se resume a encontrares a forma mais barata de fazeres as coisas: seja de te deslocares, de comeres, de passeares, de comprares, etc.

Se viveres em casa alugada e tiveres de gerir um orçamento doméstico, estes artigos que eu escrevi podem interessar-te por isso dá uma olhada:

Partilha este artigo com os teus amigos para que os possas ajudar a gerirem melhor o dinheiro que têm e a melhorarem a sua saúde financeira.

Segue-me no Instagram e no Facebook para teres mais dicas incríveis de poupança!

Obrigada por estares desse lado.

Cat